Amizade… é mesmo pra sempre?


I’ll be there for you…
L
ike I’ve been there before
I’ll be there for you…
‘cause you’re there for me too


Não tem como falar de amizade sem lembrar dos seis amigos desse seriado magnífico, né? FRIENDS!

Mas vamos ao que interessa. Sempre ouço o povo falar “amizades são pra sempre, namorados não”. Ok! Vamos analisar a frase. Pra começar, quem diz isso já tá falando “olha filha, nem se apaixona porque homem não presta e você vai levar um corno e um pé na bunda”. Oi? Perae! Concordo que namorados não são pra sempre. Eles viram noivos e depois maridos. Ou seja, digievoluem (coisa que esse povo cabeça de ameba não faz). Agora vamos analisar a parte da amizade ser pra sempre.

É mesmo pra sempre? Sim, eu acredito que amizades verdadeiras são pra sempre. Mas Carol, como saber se é pra sempre? Convivência cara pálida! Você pode ter uma amizade de anos com outra pessoa e serem amigos até que a morte os separe (e depois vocês voltam a fofocar no céu). Ouuuuuu… você pode ser amigo de uma pessoa por anos e anos e depois descobrir que ela não passa de uma cobra que fugiu do mato e se disfarçou de gente (tadinha das cobras, adoro cobras). Ou simplesmente ser amigo dela por alguns meses e por causa de opiniões contrárias vocês deixam de se falar. Mas perala! Será que podemos chamar os dois últimos casos de amizade? Como diria Robertão Carlos: “Amigo é coisa pra se guardar do lado direito do peito”.

Sinto lhe dizer: não é amizade!

Um amigo de verdade não te deseja mal, não fica com inveja de você (não existe esse treco de inveja branca!), não te abandona nos piores momentos, te dá um abraço forte quando você tá mal. Enfim… não faz fofoca de você e tá sempre do seu lado como diz o trecho da música do Friends.

E vou confessar: em 23 anos de vida, encontrei apenas uma pessoa que se encaixa em todos esses quesitos (Noooooooooota Deeeeeeeeez). Vai parecer conversa de garotinha de 14 anos apaixonada, mas essa pessoa nada mais é que meu noivo (que por acaso conheci ele com 16 anos, tá!). Agora eu pergunto: namorado não é pra sempre. E amigo-namorado? Como fica, Arnaldo? Mas não é disso que eu quero falar.

Tenho colegas, uma quantidade razoável se for contar que é muito raro eles terem os mesmos gostos que eu. Mas amigo do peito (amigo de vocês)? Só meus pais e meu noivo. Porque quando eu mais precisei de gente ao meu lado, só eles três estavam comigo e me ajudaram a sair do fundo do poço e me reerguer. Aqueles amigos de escola, faculdade, curso, academia, trabalho? Desaparataram para longe! Mas eles três estavam comigo, se preocupando comigo e brigando comigo, claro. Mas voltando aos colegas…

É olhando pra eles que eu vejo que a amizade dura para sempre sim. Não é porque  joguei pedra na Cruz e só vem oferenda que perdeu o caminho pro mar pro meu lado, que eu não acredito em amizade eterna. Só que pra ser eterna, ela tem que enfrentar muitos obstáculos (os quais as minhas “amizades” não aguentaram). Quais? Distância, namoro/ casamento/ filhos, emprego, faculdade, diferenças de opiniões, diferenças de gostos, diferenças de hobbies, etc. Meus “amigos” eram sempre do tipo “Eu to certo, você tá errada, eu gosto disso e você também tem que gostar, senão eu não falo mais com você e ainda falo mal de você pra todo mundo e você vai ficar forever alone”. O que eu fiz? No começo nem ligava, mas a coisa acaba pesando quando ninguém respeita teus gostos e tuas opiniões. Levei muito na cabeça, mas aprendi. Agora quando acontece, apenas digo “Vá pela sombra ‘amigo/a’ e que o Diabo lhe carregue”. Graças a Deus eu estou vacinada desse mal que chamam de “amigos”.

Agora admiro muito as amizades que os amigos não se veem mais todos os dias, tem seus trabalhos, responsabilidades, mulheres, futebol, video game, cabeleleiro, shopping, etc, mas quando se reencontram, parece que se viram pela última vez no dia anterior! Queria amigos assim… mas como eu disse, só aparece exus para serem meus “amigos”.

Mas deixa eu deixar bem claro que quando digo colegas vocês podem interpretar como amigos. Eu aprendi que amigo tem um significado diferente pra mim. O que significa amigo para vocês, significa colega para mim.

E o que dizer de amizades virtuais? Dão certo? Não dão? Eu respondo que sim e que não. Porque vale a mesma regra da amizade real: saber respeitar as diferenças. Eu fiz amizades virtuais! E 90% delas não deram certo (eu disse que só aparece ameba na minha vida!), mas as que deram (não citarei nomes, mas elas sabem quem são DamonLovers) podem ter certeza que levarei pra sempre na memória (mas se chegarem atrasadas pro meu casamento, vão ter que se contentar com o Howie e o Justin Bieber! As primeiras podem ficar com o Ian e o Nick :p #PiadaInterna) e espero que no futuro, possamos continuar com nosso clube da Luluzinha, falando mal dos nossos maridos nos encontrando sempre, mesmo com as dificuldades do dia a dia ;]

Agora o gran finale:

Não chame uma pessoa que você mal conhece de amigo. Da mesma forma, não fale te amo para qualquer zé mané. Amor e Amizade são palavras sagradas igual Família. E as três estão sendo mal utilizadas e mal interpretadas nos dias de hoje. Vamos aprender o real significado dessas palavras =]

ps.: esse desenho é o máximo!

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe uma resposta

